quarta-feira, junho 28, 2006

O Teatro na Vila de Mafra

Alguns apontamentos cronológicos sobre o teatro em Mafra


1840 – É construído um teatro, por licença de D. Maria II, na casa “De profundis” que se situava no andar térreo e era paralelo ao corredor das aulas (Palácio Nacional).

1874 – Fundação da Sociedade Dramática Mafrense (mais conhecida por Teatro Mafrense).

1896 – Demolição do Teatro Mafrense por se encontrar em ruínas.

1901 – A 1 de Janeiro é fundado o Grupo União Mafrense, que mais tarde se passou a designar Grémio Mafrense. Encerramento definitivo em 1942.

1944 – A 22 de Outubro é inaugurado o Cine-Teatro de Mafra que funciona quase ininterruptamente até finais de 1963. Reabre a 4 de Junho de 1964.

1977 – Encerramento do Cine-Teatro de Mafra, sem nenhuma alternativa.

“No que se refere à actividade teatral, no inicio da década de 80, surgiu novo impulso, mas o pólo deslocara-se para a Casa do Povo, onde um grupo de jovens amadores, denominado TEMA, ensaiava as suas peças.”

1988 – A Câmara Municipal de Mafra compra o edifício do Cine-Teatro. É demolido e ai é construído o Auditório Municipal Beatriz Costa, inaugurado em 9/1/1993.

1997 – A 27 de Março (Dia Mundial do Teatro) nasce a Companhia Municipal de Teatro.


Fonte: O Teatro na Vila de Mafra, CMM, 1997

terça-feira, junho 20, 2006

O dia D

Estou ansioso… muito mesmo. Esta estafa de biblioteca em biblioteca, de livro em livro, texto em texto para escolher a nossa próxima Peça tem sido uma azáfama. Acreditem ou não, até já comecei a escrever texto dramático… e acho que nem me saiu mal para primeira vez. Há várias ideias, mas nada certo ainda. Talvez tenhamos um texto do meu querido Woody Allen, mas é curto. Estou, como dizia com alguma ansiedade, mal vejo o momento de começar a trabalhar o meu personagem; construí-lo dentro de mim para o mostrar para todos quantos o queiram ver. Embora ande a apurar a técnica num curso de representação, ainda estou longe de me considerar um actor. Mas é mesmo assim, um actor pode treinar a técnica, mas é ao usá-la, em palco, que a desenvolve… espero estar à altura da situação. Mas embora todos estes sentimentos e dúvidas o maior dos segredos, como em tudo, é o trabalho que se está disposto a realizar. As horas que se está disposto a usar nesta construção de um outro EU dentro do meu EU. Para este trabalho, como já disse estou pronto e desejoso de o começar, e com a ajuda de pessoas mais experientes (sim Marta, estou a referir-me especialmente a ti) acredito que chego lá. Mãos à obra, os trabalhos começam hoje. Tentaremos que tudo fique definido na tertúlia de hoje. A partir de 5ª Feira começam os ensaios… mas hoje já é trabalho…
RSR

domingo, junho 18, 2006

Dar a cara

Somos nós. Na ultima Tertúlia.

sexta-feira, junho 09, 2006

PARA TODA A GENTE


Sou o mais recente membro do Project25. Cheguei ao contacto com o project25 através deste site. Deixei um comentário com o meu e-mail e pedi para ser contactado. Passados dois dias recebi resposta. Fui imediatamente recebido por este grupo afável de que também faço parte. Há sempre mais gente que quer partilhar experiências culturais e conhecimentos gerais, daqueles em que muitas vezes nos sentimos sós, ou pelo menos desacompanhados. E enquanto nos fazemos de iguais a todos, que somos, andamos todos, ou muitos, a fingir (só porque pensamos ser quase únicos). Pois não somos. O que não falta é gente interessada em saber mais, em conhecer mais, em viver experiências culturais que só em grupo se conseguem. É para esses que escrevo. Para convidá-los a virem ter connosco à Casa do Povo de Mafra. Na pior das hipóteses perdem uma ou duas horas de vida, na melhor ganham amigos e actividades que individualmente não são possíveis. Temos feito tertúlias todas as quintas feiras, discutimos poesia, teatro, vida… a partir de agora vamos pôr mão à obra para brevemente estrear uma nova peça… várias são as hipóteses mas não vou, ainda, levantar o pano… Se acharem muito difícil aparecer sem mais nem menos, façam como eu… deixem uma mensagem com o vosso e-mail…
rsr

Free Counters
Free Counters